14/04/12

histórias recebeidas - abril 2012 IV

Comprara os dois pares de óculos iguais ao mesmo tempo. Mas com os de aros azuis via tudo tranquilo, com os de aros amarelos via tudo agitado, mais vivo. Azuis, os pássaros balouçavam-se tranquilamente nos ramos; amarelos, esvoaçavam e cantavam alegremente! Azuis, as flores tinham aroma suave de rosa branca; amarelos, aroma forte de rosas vermelhas!
Estava com os azuis quando viu o leão, deitado, sossegado. Quis saber como seria com os amarelos… e o leão comeu-o!

Toda a tarde a correr pelo jardim, a trepar às árvores, a jogar à bola… mas a energia de Catarina estava longe de acabar.
– Catarina! São horas… – chamava, de novo, a mãe.
Mas o jardim oferecia novas árvores para trepar, mais relva para correr, outros campos para jogar… e Catarina não conseguia dizer que não a tais convites.
– Vou já! Só mais um bocadinho – pedia.
E o sol ajudava, demorando a deitar-se, só para a ver feliz.
Rita Vilela, Paço d’Arcos

O vento fustigava a lágrima que teimava em cair, como se quisesse, também ela, dizer que não achava nada correto o que se passava na aldeia, barulho e algazarra para nada, um pouco de nada! Sou lágrima de mulher e todos sabem que choram fácil. Amar também não é fácil, principalmente quando temos que renunciar ao que tínhamos ajeitado e desassossegar o coração, vestido de festa e medo. Dás-me a mão? Aprendo o novo caminho, sou mulher!
Rosa Maria Moreira

O desejo de mudar, de fugir, de ser feliz, de ter um pouco de paz e de poder estar só, refugiada na sua dor e tormento marcaram aquele rosto outrora lindo e radioso. O olhar parado, sem brilho, carregado de emoção e tristeza foi uma das imagens mais marcantes que já vi. Tanta angústia, dor, revolta, falta de esperança…
Terá perdido o seu amor para sempre? A ruína humana delineava-se naquele corpo frágil, desesperado e gritante…
Arlete Leitão; 47 anos, São João da Madeira

São muitos os momentos, os sabores, os cheiros, os sons, as poucas sábias palavras, o seu olhar…e principalmente a presença e a forma de estar na Vida, que fizeram parte da minha infância, do meu crescimento e que estão presentes hoje em mim.
São estes momentos que recordo com lágrimas que me caem pelo rosto. Guardo-os dentro do meu coração, fazem parte do meu Ser… e são estes momentos que, acima de tudo, transformaram-me a alma.
Obrigada Avô!
Inês Pinto, Lisboa

3 comentários:

  1. Beatriz Maria Moreira Fernandes05/06/12, 22:01

    Obrigada por ter vindo cá à nossa escola, adorei a história que nos contou da folha de papel branca e adorava que viesse á minha nova escola, a escola de Mindelo!
    Um beijinho muito grande e muitas felicidades!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Beatriz! Eu gostei tanto de vos conhecer...
      Um grande beijinho!

      Eliminar
    2. Obrigada, Beatriz! Eu gostei imenso de ir aí...
      Um grande beijinho

      Eliminar